Encanamento (tubulação) de água quente e fria
Tubulações de Água (Encanamento).
PVC
Encanamento (tubulação) de água quente e fria,instalação,manutenção,reparos,troca,residência,comércio encanadores rio de janeiro RJ O Rei dos Reparos.
O PVC – Policloreto de Vinila – são tubos e conexões para a condução de água fria, com temperatura de trabalho a 20ºC. É o material mais utilizado nas instalações hidráulicas residenciais. Há dois tipos de linhas de produtos: o PVC Soldável e o PVC Roscável.
O PVC soldável utiliza adesivo e solução limpadora para fazer a união dos tubos com as conexões, geralmente de cor marrom. Antes de fazer a junção entre as peças é necessário lixar a ponta do tubo e o interior da conexão até desaparecer o brilho da superfície. Em seguida, limpa-se a superfície com um pano e solução limpadora, aplica-se a cola no tubo e na conexão e faz a união entre eles com uma leve torção entre o tubo e a conexão. Com outro pano retira-se o excesso de adesivo.
O roscável utiliza uma Tarraxa para fazer rosca na ponta dos tubos e fita veda-rosca para fazer a união dos tubos com as conexões, geralmente são na cor branca.
PPR
O PPR – Polipropileno Copolímero Random – são tubos e conexões unidos por termofusão a 260ºC, formando uma tubulação única, sem o risco de vazamentos e sem a utilização de colas e fazer roscas. São indicados principalmente para água quente e dispensa o isolamento térmico, aquele tipo de espuma que envolve as tubulações de cobre; suportam temperaturas de 70ºC até 95ºC.
PEX
O PEX – Polietileno Reticulado Monocamada – é um sistema de bobinas de tubos (tipo mangueira) ligados a um módulo distribuidor que conduz água fria e principalmente água quente, com temperatura de trabalho a 70 e picos de 95. As conexões são metálicas (em latão) do tipo deslizantes. É um sistema muito indicado para paredes em drywall e edificações com vários ambientes iguais, como um hotel.
É uma concepção totalmente diferente dos sistemas de tubos como o PVC, CPVC, PPR e que possui bitolas bem menores que estes. Tem um reduzido número de conexões porque a tubo (mangueira) é maleável e permite curvas.
O módulo distribuidor faz a conexão com o sistema de tubulação convencional. A partir dele que são distribuídas as ligações PEX. Cada ponto é alimentado por uma linha exclusiva que sai do módulo distribuidor. Em um hotel, por exemplo, na saída dos shafts está o módulo distribuidor ligado na prumada e alimenta todos os pontos de um banheiro.
O sistema PEX pode ser imaginado da mesma maneira como um sistema de instalação elétrica. Na elétrica, a instalação vem da rede pública para um QDC – Quadro de Distribuição de Circuitos – e desse quadro saem à fiação de cada circuito que é protegido por um disjuntor. No PEX, a água vem até o módulo distribuidor pelas prumadas e do módulo distribuidor (como se fosse um QDC) alimenta cada ponto de água individualmente (como se fossem os circuitos).
COBRE
O Cobre (tubos) já foi um dos materiais mais utilizados na construção civil para projetos hidráulicos principalmente com agua quente, gás e refrigeração.
Muito resistente e com grande capacidade de aguentar altas pressão temperaturas (quente e fria) mas em virtude do custo elevado e do surgimento de materiais com a mesma capacidade térmica e com um custo bem menor sua aplicação já não é mais usual.
É porém ainda muito comum encontrarmos em edificações e em caso de vazamentos nossa equipe com equipamentos digitais para detecção de vazamentos de gás, com o uso de ultrassom e termografia identifica rapidamente onde está localizado o problema.
O reparo e sempre feito com a utilização de solda, seja quente com a utilização de maçarico ou fria com a utilização de compostos químicos que enrijecem.
Se você está com problemas como vazamentos, quebras ou qualquer outro em tubulações de cobre, contate O Rei dos Reparos e peça a ajuda de um consultor.